5.6.09

Casa Santiago dos Velhos

Dadas as características do terreno, a implantação da moradia surge condicionada de forma a encontrar a cota mais favorável para o acesso, privilegiando as vistas e a orientação solar.
A casa desenvolve-se em dois pisos acima do solo, sendo a entrada marcada por um pórtico de chegada quase à cota natural de acesso ao terreno, mas um metro acima da cota do piso térreo.

Deste pódio é feita toda a distribuição. Descendo descobrem-se as várias zonas que compõem a área "social" - as salas de estar e jantar e a cozinha que formam um todo, e se relacionam espacialmente entre si e com o piso superior através de um pé-direito duplo (na zona de estar), onde o escritório e parte da área do quarto principal vivem em sintonia de modo a não esgotar o desejável convívio entre funções.

O piso superior (1.80m acima do solo) é composto pelo escritório que faz mezzanine para a sala, e por um quarto principal, amplo, com zona de vestir que surge como um corpo solto dentro do volume da casa. Pela sua forma e revestimento este corpo ganha uma grande presença principalmente na empatia que cria (com a abertura que tem) com a zona de estar. Ao fundo deste corpo, já balanceado sobre o exterior, aparece um vão que emoldura a vista a Sul.

Ainda como área privada, adjacente ao enfiamento do roupeiro do quarto principal, é feita uma última abertura, em forma de varandim, que cria uma tensão entre volumes pois faz não só a ligação com a instalação sanitária principal e o terraço como espreita em duplo pé-direito a entrada e a passagem para a cozinha no piso térreo.

Este piso térreo vive com os acontecimentos do que em cima se passa, já que o seu "tecto" é o jogo de volumes criado para o efeito de relação activa entre zonas e funções. Como ao nível do piso térreo também se desejava uma poética forte entre interior e exterior, abriu-se um vão por baixo do escritório e do quarto principal que, estando recuado em cerca de 2.00m cria uma agradável zona de sombreamento (alpendre).

Para acentuar o jogo de volumes e enfatizar as tensões, também à cozinha foi adicionado um gesto semelhante ao que se provocou no quarto principal. Esta unidade permitiu também uma relação forte da instalação sanitária para o exterior, ao ser revestida totalmente no mesmo material faz surgir naturalmente o terraço situado exactamente por cima.








Sem comentários:

Enviar um comentário